Chamada de atenção para resoluções da CE/DGEAC sobre três iniciativas que dão significado à àrea de Educação em toda a UE para o mandato de Ursula/Mariya. ""the European Commission unveiled its plans for three long-awaited strategic proposals: on the Digital Education Action Plan (2021-2027), the European Research Area, and the European Education Area (to be achieved by 2025). Seguem em anexo. São de poucas páginas...e impactam diretamente com as iniciativas similares do governo português e da sua presidência da UE a partir de 01 de janeiro."...we hope to see funds destined to non-formal education centres as well (VET centres, adult learning centres, etc)". "... Vice-President Vestager promised massive investment in teachers’ training, that we hold as a crucial brick to these aims. A final point, worthy of attention, is the idea to create a new certificate for digital competences at EU level" "...These three strategies will shape the future of education in Europe for the years to come".

Por agora estão abertas na nossa Agência Erasmus+
candidaturas para Parcerias Estratégicas para a Educação Digital
uma oportunidade extraordinária Erasmus+ para transformar as escolas do futuro e para educação digital e competências criativas, no âmbito da Ação-Chave 2 até ao final do presente mês.
European Commission - European Commission
Funding, Tenders
EU funding, grants, tenders, and how to apply. (39 kB)
https://ec.europa.eu/info/sites/info/modules/custom/dt_shared_functions/images/ec_logo.png
European Commission - European Commission
Press corner
Highlights, press releases and speeches (39 kB)
https://ec.europa.eu/commission/presscorner/assets/framework/images/logo/ec_logo.png
UMA VISÃO COMUM para a EDUCAÇÃO na EUROPA
Na Saúde ficou evidenciado, neste período de crise pandêmica, que a capacidade de intervenção/ação da CE e do Conselho/Parlamento UE foi insuficiente para conter a expansão do vírus e conjugar ações concertadas (por exemplo nas fronteiras, na aviação, etc...). Mas e na Educação? (em sentido lato, como eu prefiro na ALV-aprendizagem ao longo da vida - do berço até à morte). Pois foi cada um por si....e a COISA não pode continuar assim. Pois Não? Há anos que chamamos a atenção para esta forte limitação/constrangimento que reduz significativamente a capacidade de agir sobre as competências/qualificações fundamentais/cruciais para que a UE se afirme no teatro das Nações. Agora, que vai haver um maciço apoio financeiro na Área de Educação e em que a CE apela a uma visão comum na Ação não se faz nada para alterar a situação e impor algumas orientações/regras comuns? Vamos continuar a ver diferentes ritmos e passadas por exemplo na aplicação do Plano de Ação para a Educação Digital? e para o cumprimento dos ODS-objetivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030?