ENSINAR A DISTÂNCIA

Comunidade Aberta e Inclusiva de Apoio à Transição Para a Educação Online

#eagoraead

Iniciativa da comunidade científica de EaD

A Urgência da EaD em Tempo de Emergência Social

A resposta à crise pandémica da COVID-19 está a confrontar as instituições e as comunidades educativas com a necessidade de transformarem de modo muito acelerado as suas práticas, adaptando-se a um contexto de ensino e aprendizagem a distância, num ambiente totalmente virtual. Todavia, para se ensinar com qualidade num ambiente online implica que se conheça e domine princípios teóricos, métodos, técnicas e tecnologias.

Consciente das dificuldades sentidas por tantos colegas nessa transição, muitas têm sido as iniciativas de apoio levadas a cabo por organizações internacionais, associações profissionais, instituições e até colegas, a título individual. No quadro da comunidade científica nacional de educação a distância, um grupo de especialistas associou-se para partilhar aberta e livremente o seu conhecimento e experiência. A iniciativa Ensinar a Distância [#eagoraead] dá expressão a esta disponibilidade, contando ainda com a adesão de um conjunto de reputados colegas internacionais que autorizaram a disseminação dos seus materiais.

Neste espaço comunitário, que é de todos e para todos, encontra um conjunto de recomendações, referências teóricas e metodológicas, boas práticas, recursos e ferramentas, para além do apoio da comunidade de especialistas que estará disponível para o ajudar a superar este desafio com sucesso.

A Equipa de Curadores

Destaques

Albert Sangrà

UOC

Alejandro Pisanty

Internet Society

Cristóbal Cobo

The Future of Education

Lorenzo G. Aretio

Contextos Universitários Mediados

Martin Weller

The Ed Techie

Miguel Zapata-Ros

RED

 

Morten F. Paulsen

Google Scholar

Terry Anderson

Virtual Canuck

Tony Bates

The OL & DE Resources

RECOMENDAÇÕES

O QUE QUERO REALIZAR?

O ensino online coloca grandes desafios aos professores e estudantes ao confrontá-los com a necessidade de utilizarem de forma recorrente as novas tecnologias e de encontrarem novas formas de ensinar e aprender nesse novo contexto. Para que a passagem do ensino presencial para o ensino online se processe com o mínimo de sobressaltos possível, é necessário que se encontrem reunidas determinadas condições técnicas e logísticas e que os professores possam contar com um apoio pedagógico e técnico especializado.

O QUE DEVO FAZER?

Nesta transição extemporânea e acelerada para o ensinar e aprender online, o maior desafio que se coloca é compreender e aceitar que não se trata de continuar a fazer o que fazíamos, do modo que fazíamos. São tempos de mudança; de alguma preocupação mas, também, de oportunidade

Um novo contexto implica novas metodologias e uma organização diferente dos processos de comunicação e de ensino-aprendizagem. Assim, há alguns princípios fundamentais que seria importante seguir.

O QUE POSSO ESPERAR?

A transição para o ensino e aprendizagem online transporta-nos para uma nova ecologia que implica o reposicionamento pedagógico de professores, estudantes e restantes membros da comunidade educativa. É fundamental que o professor conheça as caraterísticas fundamentais desta modalidade de ensino e aprendizagem  e, consequentemente, seja capaz de planificar e agir de um modo diferente, sem deixar de considerar as especificidades dos seus estudantes e das suas instituições.

O QUE CONVÉM EVITAR?

Ensinar online é diferente de ensinar presencialmente, pelo que não devemos transpor para o ensino online as metodologias e práticas que utilizamos no contexto da sala de aula, num processo mimético que reproduz limitações e limita potencialidades. No ensino online, a perceção do espaço e do tempo é diferente e, como tal, a comunicação e a experiência de aprendizagem têm de se organizar de modo específico e de acordo com regras próprias.

Educar a Distância. Comunidade aberta e inclusiva de apoio à transição para a educação online é disponibilizado sob a Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual-4.0 Internacional