Um grupo de portugueses ativistas pela educação/formação/aprendizagem juntou-se para traduzir um manual (handbook) produzido por:
Please cite the work as follows:Huang, R.H., Liu, D.J., Tlili, A., Yang, J.F., Wang, H.H., et al. (2020). Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University.
Editado pela UNESCO (original), mostra como a China conseguiu manter o seu ensino em funcionamento com os condicionalismos da Pandemia.
São um conjunto de lições/boas práticas que podem ser úteis à nossa comunidade de ensino/formação, dos jardins de infância ao ensino superior. Não é um manual com pretensões de cientificidade ou de rigor acadêmico/científico, mas tão só de ilustrar situações de resolução de problemas quando os alunos ficam impedidos de frequentar as suas escolas.
Está a ser disseminado pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela APDSI e vai anexo a este texto.
Numa iniciativa voluntária produzimos a sua tradução e adaptação para a Língua portuguesa bem como o formato e design gráfico e de imagem. Foi útil, a esta comunidade de +15 voluntários (Universitários, formadores, professores ensino básico/secundário, profissionais de educação/formação), conhecermos um ponto de partida anterior à chegada da pandemia ao nosso País e sendo foco para uma conversa/diálogo online sobre o conteúdo do manual e a forma de o disseminar/divulgar.
Concluiu-se que o deveríamos fazer de forma orientada e focada bem como evidenciar disponibilidade para iniciativas que possam resultar.
Nesse debate, já acontecido, foi avançada a ideia que a Localização de um manual desta natureza seria útil, porventura, para a comunidade de profissionais de educação/formação/aprendizagem. Casos exemplares, práticos e simples de apresentar como os que aparecem neste manual e que foram produzidos durante esta crise e que podem potenciar Lições aprendidas para o futuro Plano para a Transição Digital na Educação.
O que acham?